O Papel do Partido Político como Agente Educador (excerto)


Marcos Cassin*


A bibliografia revista de Marx, Engels e Lênin não contêm uma proposta sistemática de como o Partido da classe operária deve se organizar para cumprir seu papel como educador de seus quadros e militantes, mas isso não nos impossibilita de fazer algumas afirmações e chegar a determinadas conclusões:

1. A formação no partido tem como essência a educação política, com o objetivo de preparar seus membros para a luta de classes, também no campo teórico e ideológico.

2. O partido da classe operária tem como uma de suas tarefas divulgar as idéias socialistas e elevar a consciência das massas e, para tanto, seus membros, que são instrumentos deste trabalho, têm que ter o domínio das idéias socialistas e uma consciência política que se eleve além das aparências, do espontaneísmo e dos limites em que o operário está mantido em conseqüência das relações que o capitalismo lhes impõem. Os membros do partido têm que ser revolucionários, têm que dominar determinados conhecimentos sistemáticos.

3. A base da educação no partido está na participação dos indivíduos no movimento do progresso histórico, sendo estes indivíduos elementos de uma determinada classe social, portanto, sua formação deve ser uma educação que tenha como um dos suportes a vida orgânica do partido e uma educação de caráter classista.

4. O Partido:

4.1. deve suprir de conhecimentos gerais seus militantes, quadros e as massas em geral, quando a sociedade e os movimentos populares mais amplos não dão conta destas necessidades;

4.2. tem que se capacitar para sistematizar e tirar conclusões das experiências do movimento operário e popular;

4.3. deve propiciar uma educação sistemática dos princípios do marxismo;

4.4. tem que criar condições para tirar seus membros da concepção de mundo burguesa e contribuir para a construção e divulgação da concepção de mundo socialista;

4.5. deve trabalhar para extinguir a dicotomia entre operário e intelectual, no sentido de transformar cada membro do Partido, independentemente de sua origem de classe, em teórico e divulgador da revolução socialista.

Estes devem ser pontos que norteiam o trabalho de formação de toda organização revolucionária, segundo os princípios do marxismo-leninismo.



*Marcos Cassin é doutor em "História e Filosofia da Educação" pela FE/UNICAMP; professor da FFCLRP/USP; militante do PCB e Secretário de Formação Política do Comitê Municipal de Ribeirão Preto. Contato: marcosc@ffclrp.usp.br .